Sintero tem reunião com o Senador Marcos Rogério para tratar sobre o processo da Transposição

A diretoria do Sintero, representada pela presidente Lionilda Simão, pela secretária geral Dioneida Castoldi e o secretário de organização José Augusto Neto, reuniu-se nesta quinta feira (25/04) com o Senador Marcos Rogério (DEM) e representantes de outros sindicatos, para tratar sobre o processo da Transposição dos servidores do ex-território. Esta reunião foi intermediada pelo presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado estadual Laerte Gomes (PSDB). A falta de recursos do Estado foi apontado como ponto principal na reunião. Pois com a Transposição, o Estado economizará em folha e sobrará recursos para possíveis investimentos em várias áreas.

O Sintero pontuou a situação dos servidores aposentados, pensionistas e os concursados que esperam a regulamentação da Lei 13.681/2018 para transporem ao quadro da União. Com a transposição desses servidores, aumentaria ainda mais o enxugamento da folha de pagamento do Estado e, com isso, a possibilidade de mais investimentos em educação, saúde e segurança.

O Senador Marcos Rogério disse que compreende a dificuldade fiscal e econômica do Estado. Porém, diante da atual situação política, não alimenta grandes avanços na questão da Transposição. Diante disso, ele comunicou que fez solicitação ao ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni, para que ao iniciar a discussão da Lei 13.681, ele possa acompanhar todas as questão de perto. Marcos Rogério garantiu que a partir do momento em que a Lei for regulamentada, os aposentados e concursados serão contemplados com a Transposição. "A principal característica desse governo é a negociação. Por isso, acredito que neste momento temos grandes oportunidades para avançar", disse.

Por fim, ressalta-se que não há impedimento para expedição de Portarias da Transposição no Diário Oficial da União. Entretanto, o enquadramento continua suspenso até o decreto ser publicado. Segundo o Senador, após o feriado de 1º de maio, será solicitado uma reunião junto ao presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre, com intuito de avançar nas negociações e garantir o direito a Transposição aos servidores do ex-território.

• Ana
    29 de Abril de 2019

Não vi nada a respeito dos servidores contratados ate 91. Gostaria muito de saber como está a negociação da transposição para os que estão nesta situação.

02 de Maio de 2019

O Sintero aguarda a tramitação dos processos na Justiça para os servidores contratados de 1988 a 1991.

• Jussara
    27 de Abril de 2019

Não vejo a hora de Deus tocar no coração desses políticos e nós dar o direito de sermos transportos com dignidade.