Tesouro Nacional confirma para o dia 20/07 o repasse do restante do valor para pagar o precatório da ação da isonomia federal

O repasse do valor que falta para completar o total do precatório da ação nº 2039/1989 (ação da isonomia dos servidores Técnicos Administrativo federais do ex-Território) está confirmado para a sexta-feira da semana que vem, dia 20 de julho.

A afirmação foi feita na tarde desta terça-feira pelo subsecretário de gestão fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Adriano Pereira de Paula, em reunião da qual participaram a presidente do Sintero,Lionila Simão, a secretária de Assuntos Jurídicos do Sintero, Judith dos Santos Campos, além do superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Carlos Terceiro, que estava representando o governador Daniel Pereira, e os deputados federais Luiz Cláudio (PR) e Nilton Capixaba (PTB).

Durante a reunião, Adriano Pereira de Paula mostrou o Documento de Programação Financeira do SIAFI-Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal, em que consta programado para o dia 20 de julho o repasse de R$ 464.534.803,00 ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), completando, assim, o valor total do precatório requisitado para o pagamento da ação da isonomia aos Técnicos Administrativos federais do ex-Território de Rondônia. A primeira parte do valor foi repassada ao TST no mês de junho.

De posse do valor total, o TST dispobilizará o montante para o Tribunal Regional do Trabalho, que, por sua vez, autorizará o pagamento diretamente aos servidores, o que será feito pela 2ª Vara do Trabalho.

Em recente reunião com o Juiz da 2ª Vara do Trabalho, José Roberto da Silva, a Diretoria do Sintero obteve a confirmação que em Rondônia está tudo pronto para o pagamento, o que, segundo o magistrado, será feito tão logo os recursos sejam disponibilizados pelo TST.

Na reunião com o subsecretário de gestão fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional, em Brasília, a presidente do Sintero, Lionilda Simão, reiterou a necessidade urgente do repasse dos recursos para o pagamento do precatório, pois os servidores não suportam mais uma espera que já se arrasta há quase 30 anos.

“Nossos servidores não querem nada mais do que lhes é de direito, reconhecido pela Justiça do Trabalho, e tanta demora não faz sentido”, disse.

Ao ouvir os argumentos das diretoras do Sintero, dos parlamentares e do representante do governo do Estado em Brasília, Adriano Pereira de Paula disse que cumpre rigorosamente a determinação judicial e garantiu que o repasse não ultrapassará o dia 20 de julho.

• Wanderson borba pinheiro
    12 de Julho de 2018

Depois do repasse vai dura tres dias pra depositar eu queria fazer uma pergunta minha mae e falecida esse Dinheiro vai ser dividido entre meus irmao e meu pai 50 pro meu e outro 50 pra divide entre 6 irmao ou vai ser por parte iguais.

12 de Julho de 2018

A partilha é conforme foi habilitado no processo.

• Fernanda Maria
    12 de Julho de 2018

Não entendo pq cada um tem um valor diferente pra receber,sendo que nessa época ninguém tinha escolaridade....

12 de Julho de 2018

O valor depende do tempo e da função de cada um.

• antonio
    12 de Julho de 2018

Bom dia vcs dizendo que que vai sair o repasse dia 20 que foi combinado na reunião, só queria que vcs tirasse um foto do documento original do comprometimento do TRT que vai repassar dia 20, e também o dia para repasse nas contas dos servidores.

• Franciela Maforte Máximo
    12 de Julho de 2018

Foi tudo entregue na sede do sintero mimja mae continuo sendo prejudicada pelo valor, agora que trabalha pessoas que querem ajudar o funcionários la , que trabalha a favor do funcionários e nao contra , minha mae foi la e foi enviado novamente , hoje ela entro em contato cm a funcionária do trt em pvh e descobriu que so agora chegou a documentação dela la e que pode ser tarde de mais

12 de Julho de 2018

Isso não procede. Pedimos para que compareça ao Sintero para verificar a situação.

• paulo fernandes
    11 de Julho de 2018

acha que sera pago ainda no mes de julho?

• adelino rodrigues da silva
    11 de Julho de 2018

Espero do excelentíssimo juiz do Trabalho, que esse montante seja divido em partes iguais, aos funcionários grato. que Deus abençoes Equipe do sintro e a todos.

12 de Julho de 2018

Não são partes iguais. Cada servidor tem seu valor individualizado de acordo com o período.

• Henrique
    11 de Julho de 2018

Uma dúvida, minha conta bancária não é mais a mesma que foi enviada no dia da reunião, qual o procedimento cadastrar a nova conta?

12 de Julho de 2018

Pedimos para que compareça ao Sintero ou à 2ª VT com urgência para resolver.

• Giuliana Gleice Mendes Laranjeira
    11 de Julho de 2018

Vocês sabe me dizer se os herdeiros vão receber todos juntos.

• Ângela Aercima de Sousa Romano
    11 de Julho de 2018

Existe um prazo para o TST repassar o montante para o TRT? É, após esse repasse, o TRT, tem um prazo para pagar?

11 de Julho de 2018

Não existe um prazo. Nós acreditamos, veja bem ACREDITAMOS, que seja semelhante aos prazos bancários, de 2 ou 3 dias para cada operação dessas.

• irailton daurea de Souza
    10 de Julho de 2018

Sim ! Então os valores serão pagos no dia 20 nas contas dos servidores e herdeiros no mesmo dia!

11 de Julho de 2018

Não. Dia 20 o Tesouro repassa ao TST. O pagamento será efetuado quando o valor for disponibilizado ao juiz da 2a. VT.