Voltar 13 de Maio de 2020

TJ-RO bloqueia efeitos da Lei que suspendia cobrança de empréstimos consignados durante a pandemia


O Sintero informa que o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO), deferiu liminar em favor do Ministério Público Estadual, bloqueando os efeitos da Lei Estadual nº 4.737, de 22 de abril de 2020, que suspendia o cumprimento de obrigações financeiras referentes a empréstimos consignados contraídos por servidores públicos em Rondônia, durante o período de pandemia no Estado.

Ao analisar o pedido, o juiz Adalberto Castro Alves, ponderou que a referida Lei, ao permitir que a suspensão de consignados fosse feita na folha de pagamento, ao dispor sobre quando deveriam ser pagas as parcelas suspensas e sobre a incidência de juros e multas, interferia indevidamente na relação contratual das instituições privadas. Além disso, o magistrado alegou que a Lei apresenta inconstitucionalidade formal por violação da competência exclusiva da União, em legislar sobre o direito civil.

O Sintero avalia a decisão com tristeza, por conhecer a realidade dos trabalhadores em educação, que neste momento de pandemia, sofrem com o desequilíbrio financeiro, principalmente, por estarem atuando no regime “home office”, executando o método de ensino a distância e, assim, adquirindo novas despesas e aumentando as já existentes. Destaca-se que alguns benefícios da categoria foram interrompidos pelo Governo de Rondônia, como é caso do auxílio transporte e, por isso, tal determinação seria de grande valia para sanar ou amenizar os prejuízos financeiros sofridos devido a pandemia.

Espera-se que o Governo de Rondônia e os deputados estaduais se manifestem diante dessa situação e que busquem reestabelecer os efeitos da Lei, uma vez que se faz necessária e forte aliada para contenção e equilíbrio das finanças dos servidores públicos.

 


8 Comentários

  • Maria Cleomar Silva dos Santos
    24 de Julho de 2020

    Porque só Rondônia não pode suspender os empréstimos consignado, enquanto os outros Estados suspenderam os consignado como Rio de janeiro me responda.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    19 de Agosto de 2020

    TJ-RO bloqueia efeitos da Lei que suspendia cobrança de empréstimos consignados durante a pandemia Veja: http://www.sintero.org.br/noticias/geral/tj-ro-bloqueia-efeitos-da-lei-que-suspendia-cobranca-de-emprestimos-consignados-durante-a-pandemia/1970

  • Fernanda Abadia
    26 de Maio de 2020

    Se suspendessem os consignados daria p/ repor algumas perdas salariais e o aumento gastos da pandemia.

  • ivanete
    20 de Maio de 2020

    Cortou nosso vale transporte e aumentaram nossos gastos com internet, telefone,etc.

  • ELIZABETE
    15 de Maio de 2020

    Verdade! Tinha muita gente contando com isso. Um banho de agua fria na gente!

  • Chiara Karina Rosa
    13 de Maio de 2020

    É o jeito pedir um auxílio período pandemia ou auxílio internet... parte dos funcionários utilizava-se dos recursos da escola p fazer suas atividades!!! E muitos não tem equipamentos adequados em casa p dar conta desse trabalho online...preocupante mesmo!

  • Marcos Antônio Tavares da Silva
    13 de Maio de 2020

    Poxa vida que justiça, que só beneficia os grandes capitais

  • Osemar Duarte
    13 de Maio de 2020

    Que pena. E para Prefeitura ta valendo.

  • Raimunda Neta dos Santos
    13 de Maio de 2020

    É muito oportuno defender as instituições. Infelizmente as situações se complicam pois gasta -se mais energia em função do trabalho Home Office... ninguém lembra que se faz necessário ir à escola imprimir materiais para os alunos.Teve professores que necessitaram comprar um computador neste momento difícil e até mesmo um aparelho de celular! Instalar internet fixa em casa. Mas algo a seu fvr é -.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE