Voltar 10 de Abril de 2018

Todos os 24 deputados estaduais apoiaram a educação com o fechamento da pauta na ALE


A luta dos trabalhadores em educação estaduais em uma greve que durou 45 dias contou com o apoio de todos os 24 deputados estaduais, que acataram a solicitação do Sintero para o trancamento da pauta da Assembleia Legislativa até o governo do estado apresentasse proposta.

Todos assinaram o documento de solicitação concordando em apoiar o movimento.

Esse apoio dos parlamentares e a proposta da Assembleia Legislativa de dispor de parte do orçamento para complementar a folha de pagamento da educação foram itens decisivos para o sucesso do movimento grevista.

Em reconhecimento, o Sintero enviou expediente agradecendo cada deputado estadual pelo apoio.

Depois de 45 dias de greve com inúmeras manifestações, passeatas, protestos, fechamento da BR 364, ocupação de prédios da Seduc, das CREs e da Assembleia Legislativa, os trabalhadores em educação estaduais de Rondônia saíram vitoriosos tendo conquistado a implantação do Piso do Magistério no vencimento com progressão em que todos os professores terão reposição salarial média de 10,06%, e piso de mil reais para os Técnicos Educacionais Nível 1, o que representa uma reposição de 15,07%, índice que também vai reajustar o salário dos Técnicos Nível 2.

As conquistas beneficiam, ainda, os Professores e Técnicos aposentados, os que estão afastados por laudo médico e os readaptados.

Além disso, a reposição conquistada terá reflexo nas gratificações que são calculadas em porcentagem sobre o vencimento.

Na avaliação que fizeram ao aprovarem a proposta e decidirem pelo encerramento da greve, os próprios trabalhadores em educação consideram que esta foi uma das maiores vitórias da categoria nos últimos anos.

Outra vitória importante obtida com a greve é que a Lei aprovada na Assembleia Legislativa estabelece que a partir de junho de 2018 o piso terá que ser implantado, o que já fica valendo para os próximos anos.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE