Voltar 27 de Março de 2024

Trabalhadoras e trabalhadores em educação de Porto Velho se unem em paralisação na Câmara Municipal

SINTERO lidera mobilização e deliberações são feitas após posicionamento do Prefeito Hildon Chaves de não comparecer no local.

Foto: Comunicação da Prefeitura de Porto Velho/Divulgação

Profissionais em educação de Porto Velho se uniram em uma paralisação mobilizada pelo SINTERO - Regional Norte para reivindicar seus direitos. A ação aconteceu em frente à Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho nesta terça-feira (26/03). Sem uma resposta satisfatória do executivo municipal, entre as  deliberações ficou definida assembleia no dia 1⁰ de abril na Prefeitura de Porto Velho a partir das 8h.

Piso Nacional do Magistério e valorização dos técnicos e técnicas foram as principais pautas de reivindicações.

Durante a mobilização, ainda no período da manhã, as trabalhadoras e trabalhadores usaram a fala como principal arma para reivindicações dos direitos com um carro de som, disponibilizado pelo SINTERO. 

Com a ação na Casa de Leis do município, vereadores e vereadoras também participaram da mobilização, confirmando apoio à luta da categoria. Veja aqui documento com a assinatura dos 15 parlamentares que estavam presentes.

Após reuniões entre a Diretoria Executiva, que teve a frente a Presidenta Dioneida Castoldi do SINTERO e parlamentares para alinhar e explanar as pautas de lutas, o presidente da Casa, Márcio Pacele (PSB), afirmou uma tentativa de articulação para ter a presença do Prefeito Hildon Chaves no local.

Antes do início da 14⁰ Sessão Ordinária da 55⁰ Sessão Legislativa da 13⁰ Legislatura, no Plenário, novamente a Presidenta Dioneida Castoldi, junto com a Diretoria Executiva, voltaram a conversar com Márcio Pacele (PSB) - presidente da Casa - que informou a resposta do chefe do Executivo. Ele disse que o prefeito não estaria presente, isso porque não há nenhum cálculo definido ao que se refere o Piso Nacional do Magistério.

Diante disso, foi aberta uma assembleia com a categoria, onde foi deliberado os seguintes encaminhamentos:

  • Uso midiático - tv, site, vídeos - para mobilização da categoria;
  • Assembleia no dia primeiro de abril na Prefeitura de Porto Velho a partir das 8h.

“Vamos seguir na luta para ter resultados satisfatórios a categoria. O que não podemos fazer é parar de lutar”, disse Dioneida Castoldi, Presidenta do SINTERO.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE