Trabalhadores em educação estaduais fazem assembleias nesta terça-feira e na quarta-feira para tratar do cumprimento da decisão judicial sobre a greve

Logo que foi notificada da decisão judicial sobre a greve, a Diretoria do Sintero convocou os trabalhadores em educação estaduais para assembleias nesta terça-feira, dia 06/03 e na quarta-feira, dia 07/03, para tratar do assunto.

Nesta terça-feira caravanas de trabalhadores em educação de todo o estado são esperadas em Porto Velho para uma avaliação do movimento. Na oportunidade a categoria vai cobrar do governo uma proposta para o atendimento das reivindicações elencadas na proposta de Plano de Valorização dos Trabalhadores em educação, entregue ao governo do estado ainda em dezembro de 2017.

Hoje a direção do Sintero recebeu na sede do sindicato o vice-governador Daniel Pereira, acompanhado do secretário de Estado da educação, Florisvaldo Alves da Silva, e de dois procuradores. Também participou da reunião o deputado estadual Hermínio Coelho.

A reunião estava marcada desde a semana passada como mais uma rodada de negociação para discutir as reivindicações.

Além da presidente do Sintero, Lionilda Simão, participaram da reunião diversos integrantes da Diretoria Executiva e das Diretorias Regionais.

Os representantes dos trabalhadores em educação fizeram um relato do movimento grevista e apresentaram os índices de paralisação em todo o Estado até o momento em que o sindicato foi notificado da decisão judicial.

Os representantes do governo tomaram conhecimento de que a categoria está insatisfeita e revoltada com o tratamento desigual que vem recebendo do governo.

A presidente do Sintero comparou os salários e a falta de valorização dos profissionais da educação com os de servidores de outra categoria, demonstrando ao governo a disparidade existente, consequência da falta de uma política salarial para a educação, enquanto outras categorias são beneficiadas com salários mais altos.

Também foram relatados vários problemas verificados na execução do projeto Gênesis, a falta de condições de trabalho em várias localidades e o tratamento desumano que os trabalhadores em educação recebem do governo.

O vice-governador Daniel Pereira admitiu que as reivindicações são justas, mas adiantou que a folha de pagamento do estado já ocupa 43% das receitas.

O problema apontado pela Direção do Sintero é que esses 43% gastos com folha de pagamento são injustamente distribuídos, pois, apesar de ter mais de 55% dos servidores estaduais, a educação não ocupa nem 25% da folha. Ou seja, uma minoria dos servidores estaduais consome mais de 75% do valor da folha.

Ele também informou que a SEPOG já está orientada a fazer um levantamento acerca da situação dos Técnicos Educacionais visando buscar uma solução para a melhoria do salário da categorias, informação complementada pelo secretário de Estado da Educação Florisvaldo Alves da Silva.

A reunião foi concluída após um debate sobre a situação, em que o Sintero apontou as injustiças com que o governo do estado trata os trabalhadores em educação. Os representantes do governo prometeram apresentar uma nova proposta na quarta-feira, dia 07/03, com valores e impacto financeiro.

• joao Serigioli
    08 de Março de 2018

Gostaria de saber com quantos anos uma professora se aposenta

• alessandra
    08 de Março de 2018

Nos não podemos e não vamos sair sem nada dessa greve e também não podemos desanimar. A vitoria é nossa. O sintero deveria ir as escolas que estão trabalhando e dar uma palavra de incentivo para os nossos colegas vir participar conosco. Pra quem crer eu deixo essa palavra : a oração tem poder pra mudar qualquer situação da nossa vida. a oração junto com a fé.

• Regina
    06 de Março de 2018

Será que sairemos de mais uma greve insatisfeitos? Até quando nós funcionários da Educação ficaremos nessa imposição do Governo ? Agora voltaremos sem nada conquistado e trabalhando sábados e feriados ? Desanimadora essa situação.

11 de Março de 2018

Temos que lutar

05 de Março de 2018

Daniel Pereira disse que como vice-governador não pode fazer nada além de sugerir políticas como a agilização da aposentadoria de 958 servidores da educação e ajudar a cobrar a transferência para a folha da União de outros 1.500 beneficiados pela transposição. “Assim poderemos abrir espaço na folha de pagamento para melhorar os salários”, disse. DEMOROU 10 ANOS. MAD TÁ BOM.

05 de Março de 2018

Não vejo por quê não aposentar esse povo que estão amontoados nas escolas sem produzir mais e os que estão fora das escolas há mais de 5 anos. Se estão indo para o quadro da União servidores aposentados. É só fazer as contas do gasto destes servidores que já não conseguem mais trabalhar, que pode aumentar tranquilamente os que estão em sala de aula e realmente ativos. Pense nisso governantes.

05 de Março de 2018

Se a política em si não fosse tão corrupta, os servidores não estariam passando por constrangimentos e falta de compromisso dos nossos governantes. A educação de RO tem servidores há mais de 10 anos que não sabem nem o endereço da escola mais, e são beneficiados com progressões como se estivesse em sala de aula. Governo sério aposenta seus servidores na época certa. Falta gente inteligente por aí.

• carlson
    05 de Março de 2018

Traduzindo, o cargo de vice não serve para nada. Mas custam bem caro para os contribuintes!

• jose alcides da silva

• Sandra Silva
    05 de Março de 2018

Essa história do Daniel Pereira de que pode viabilizar a agilização dos processos de aposentadorias e transposição é pra BOI DORMIR!! Isso já vem sendo falado, refalado,reafirmado pelo homem da fala mansa, o enrolador, o canto da sereia, Confuso...Nunca! Jamais farão isso!! MDB não é partido que sabe negociar com grevistas...Eles estão fazendo pouco caso da situação do servidor!! Sempre!