Voltar 22 de Maio de 2018

Trabalhadores em educação não devem se precipitar com ação de insalubridade e periculosidade sem laudo pericial


A concessão de adicional por insalubridade ou periculosidade, seja na iniciativa privada, seja no serviço público, só é possível mediante a elaboração de laudo pericial que envolve, entre outros profissionais, médicos do trabalho, examinadores fonoaudiólogos, biomédicos, cardiologistas, neurologistas, técnicos de segurança do trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, peritos criminais e consultores jurídicos.

Por isso a Direção do Sintero alerta aos trabalhadores em educação para que não embarquem em aventuras de ações judiciais individuais sem que tenha sido feita a perícia no local de trabalho.

Além de correr o risco de perder as ações judiciais, ter que pagar honorários advocatícios e custas judiciais, essas aventuras podem prejudicar um trabalho que já está sendo feito pelo Sintero para garantir esses direitos a todos.

Desde o início de maio está em andamento um trabalho de perícia nas escolas estaduais e posteriormente será feito nas escolas municipais, que atenderá todo o estado a partir de experiências que estão sendo realizadas em Porto Velho.

Como as perícias são minuciosas e as equipes não podem estar em todas as escolas ao mesmo tempo, o trabalho está sendo realizado por etapas, mas a Direção do Sintero garante que atenderá a todas as Regionais.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão, destacou experiências negativas em que, alguns servidores, mal orientados ou instigados por pessoas irresponsáveis, se aventuraram em ações judiciais e acabaram se prejudicando e causando prejuízos à luta da categoria.

“Nós podemos afirmar com conhecimento de causa porque já entramos com essas ações judiciais para os vigias de escolas municipais de Porto Velho, mas a Justiça indeferiu pela falta de laudo pericial”, disse.

“Pedimos aos trabalhadores em educação de todo o Estado para que tenham calma porque a perícia vai chegar em todas as escolas”, disse a presidente do Sintero.


1 Comentários

  • lucilene
    02 de Junho de 2018

    Presidente do sintero essa ação de insalubridade abrange também os agentes de serviços gerais que trabalham na limpeza dos banheiros das escolas?

    Sintero
    Resposta do Sintero
    06 de Junho de 2018

    Sim. É para todos.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE