Voltar 18 de Agosto de 2020

Vitória da luta: trabalhadores em educação do município de Costa Marques agora também são representados pelo Sintero

Após muitos anos de luta os trabalhadores em educação do município de Costa Marques ganham na Justiça o direito de se filiarem ao Sintero, sindicato que representa a categoria em todo o Estado. Com essa vitória da categoria, o Sintero ganha quase 200 filiados a mais, consolidando a sua posição entre os maiores e mais combativos sindicatos do Norte do país.

Em decisão proferida na tarde desta segunda-feira (17/08) no Mandado de Segurança impetrado pelo Sintero, o Juiz Lucas Niero Flores determinou à prefeitura de Costa Marques que implante a filiação dos trabalhadores em educação municipais que requererem a filiação ao sindicato nos termos previstos no estatuto da entidade. O Juiz mandou intimar o prefeito da decisão por intermédio do Oficial de Justiça de plantão, e arbitrou uma multa de R$ 1.000,00 por dia de descumprimento.

A decisão judicial impõe uma derrota ao prefeito de Costa Marques, Vagner Miranda da Silva (PMN), que desde o início do mandato tentava impedir a filiação dos servidores ao Sintero, em detrimento da vontade dos trabalhadores em educação municipais manifestada e reiterada em assembleias da categoria e dos inúmeros expedientes encaminhados pelo sindicato informando a manifestação de vontade dos servidores.

Em sua decisão, o Juiz destacou o direito dos servidores previsto na Constituição Federal, na legislação brasileira e em lei municipal. Também destacou que o Sintero cumpriu os requisitos para filiar os servidores: “Ao que dos autos consta restou incontroverso que toda a documentação necessária à efetivação das filiações com o desconto das mensalidades foi encaminhada à administração Municipal, conforme comprova o ofício nº 021/Reg. Guaporé, recebido pela Prefeitura de Costa Marques no dia 22/08/2017”.

A Diretora do Sintero na Regional Guaporé, Márcia Cristina dos Santos, disse que a decisão judicial é uma vitória importante, pois a partir de agora a categoria passa a ter uma entidade forte que a represente na defesa dos seus direitos e dos seus interesses Ela destacou que as reivindicações da categoria por diversas vezes foram barradas pela administração municipal sob a alegação de que a diretora (Sintero) não representava a categoria. A Diretoria da Regional Guaporé destacou que a vitória obtida é fruto da garra e da determinação daqueles servidores. Com a filiação, os trabalhadores em educação municipais de Costa Marques também passam a ter o direito de usufruir das estruturas do Sintero em todo o Estado e dos benefícios oferecidos pelo sindicato.

A presidente do Sintero, Lionilda Simão de Souza, deu boas-vindas aos trabalhadores em educação de Costa Marques e destacou a importância da conquista. “Com os frequentes ataques aos direitos dos trabalhadores, a precarização do trabalho, o desmonte da educação e a investida de administrações pouco comprometidas com o serviço público, o fortalecimento da luta é imprescindível. E a categoria só é forte quando está unida e quando conta com um instrumento de luta, que é o sindicato”, disse.