Voltar 19 de Janeiro de 2017

Reunião sobre a implantação do Projeto de Mediação Tecnológica na Esc. José de Anchieta


No último dia 18/01, reuniram-se na Câmara Municipal de Cabixi servidores, pais, alunos do 9º Ano, do Ensino Médio da Escola José de Anchieta, 6 vereadores (o presidente da Câmara Edgar Solinger, Miltão, Ímar, Donizete, Otávio Guimarães e Fábio) e representantes do Sintero, com o objetivo de discutir a implantação do Projeto de Mediação Tecnológica.

Atendendo ao pedido dos Trabalhadores em educação dessa Unidade Escolar, o Sintero apresentou o projeto na forma impressa para  que os presentes pudessem analisar, ouviu as dúvidas, e abriu espaço para a comunidade se manifestar a respeito do tema. Após amplo debate, os pais, alunos e servidores, ao tomarem conhecimento do teor do projeto, o rejeitaram, sob as seguintes considerações:
• A Escola José de Anchieta tem apresentado crescimento no IDEB;
• Cabixi não é considerada uma cidade de difícil acesso;
• Não há demanda reprimida de professores;
• O projeto causaria ausência de interatividade entre aluno e professor, dificultando, então, o processo de aprendizagem;
• Haveria uma redução da carga horária das disciplinas fundamentais (Língua Portuguesa e Matemática) de 200h/aula por 90h/ano, áreas que deveriam ter maior atenção, já que o déficit educacional se apresenta nessas disciplinas;
• A Mediação Tecnológica disponibiliza as avaliações no sistema antes mesmo da aplicação para o aluno;
• Inexistência de espaços físicos para as oficinas pedagógicas na parte profissionalizante, não sendo as áreas de interesse pelos alunos as disciplinas de: Zootecnia, Agroecologia e Empreendedorismo;
• Dificuldade imensa para receber a transmissão das teleaulas, considerando que a rede de internet no Estado é precária. Intempéries dificultariam também a transmissão, como: tempo chuvoso e queda de energia, situações essas cotidianas no município de Cabixi.

O que a comunidade solicita hoje do Estado é maior investimento nos projetos pedagógicos já existentes, valorização profissional e melhorias na infraestrutura de escola, tais como: acervo bibliográfico e funcionalidade dos LIES, além da não a substituição do Professor qualificado pela tecnologia. Esta deve servir como uma ferramenta pedagógica.

Nesse sentido a comunidade solicita à CRE-Cerejeiras as providências cabíveis para a suspensão imediata do Projeto de Implantação do Curso Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica nessa unidade de ensino.

Fonte: Assessoria



Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE