Voltar 05 de Junho de 2019

Sintero cobra cumprimento da Lei do Plano de Carreira para os Técnicos Municipais de Seringueiras


O Sintero, através da Regional Guaporé, cobra da prefeitura de Seringueiras o cumprimento do Plano de Carreira (Lei municipal nº 726/2011) em relação aos Técnicos Educacionais. Os salários da categoria estão defasados,  a prefeitura não vem aplicando a progressão, e na maioria dos casos os trabalhadores têm no vencimento valor inferior ao salário mínimo, sendo necessário o pagamento de complementação.

Na segunda-feira, dia 03/06, foi realizada mais uma rodada de negociações. Na ocasião, o Sintero estava representado pelos diretores José Augusto Neto (Secretário Geral), Judith dos Santos Campos (Secretária de Assuntos Jurídicos) e Márcia Cristina dos Santos (Diretora da Regional Guaporé) e ainda o advogado Adércio Dias. Juntamente com uma comissão de servidores, os representantes do Sintero foram recebidos pela prefeita Leonilde Alflen Garda, que estava acompanhada de assessores.

Os diretores do Sintero argumentaram que os Técnicos Educacionais estão sofrendo perdas salariais e que isso reflete diretamente na carreira e nas progressões, embora todas as gratificações estejam sendo pagas com base no salário mínimo, ainda que o vencimento seja inferior. A categoria tem disposição para iniciar uma greve imediatamente. Entretanto, prefere esgotar todas as possibilidades de entendimento através do diálogo.

A prefeita disse que o município não tem condições de regularizar o salário de todos os servidores, pois o impacto seria superior à capacidade financeira. O Sintero propôs, então, que fossem utilizados recursos do orçamento da Educação para regularizar o salário dos Técnicos, o que amenizaria os problemas da prefeitura.

A prefeitura ficou de estudar a proposta e realizar um levantamento do custo dessa regularização até o dia 14/06. Uma nova rodada de negociações já está marcada para o dia 17/06. Após a audiência, foi realizada uma assembleia com os Técnicos Educacionais, quando foram repassadas todas as informações e orientações para uma mobilização em torno da reivindicação.

Os diretores do Sintero consideraram bastante produtiva a rodada de negociações e acreditam que a administração municipal será sensível à situação dos Técnicos Educacionais, e assim atenderá à reivindicação. Durante a assembleia eles elogiaram a união da categoria e a disposição para a luta por seus direitos.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE