Voltar 15 de Setembro de 2015

Regional Norte - realiza 2º Encontro dos Aposentados

A Diretoria Regional Norte em parceria com a Diretoria Executiva do Sintero realizou sexta-feira, dia 11/09/2015, o 2º Encontro Regional dos Aposentados, evento coordenado pela Secretaria de Aposentados e Assuntos Previdenciários.
O encontro aconteceu na Sede Social do Sintero, em Porto Velho, e contou com a participação de dezenas de aposentados, dos diretores da Regional e de diretores da Executiva.

A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Valdir Martins de Lima, que fez uma breve explanação acerca das atividades da pasta. Ele relatou os resultados dos encontros realizados em outras Regionais e disse que a proposta do Sintero é promover uma maior integração entre os trabalhadores em educação aposentados e inserir a categoria na luta sindical.

Também, segundo Valdir, o Sintero busca proporcionar aos trabalhadores em educação aposentados atividades que promovam a elevação da autoestima, orientem sobre questões de saúde, qualidade de vida, e sobre os direitos dos aposentados.

O 2º Encontro dos Aposentados da Regional Norte contou com uma nutricionista, que explicou sobre a necessidade de se manter hábitos saudáveis de alimentação. Ela enumerou os alimentos, suas propriedades e suas funções no metabolismo humano e deu exemplos de como deve ser uma alimentação saudável para evitar doenças.

Na sequência os trabalhadores aposentados tiveram palestra com um profissional de educação física, que destacou a importância de se praticar exercícios físicos para se obter a melhoria da qualidade de vida.
Tanto nas palestras quanto nas apresentações os aposentados puderam discutir a situação da categoria, relatar as dificuldades enfrentadas, propor soluções, sugerir atividades e tirar dúvidas com os palestrantes e com os diretores do Sintero.

No final todos elogiaram a iniciativa do Sintero em promover atividades para os aposentados, e parabenizaram os diretores do sindicato pela luta em defesa dos aposentados, principalmente na recente vitória sobre a transposição, em que o Sintero ganhou na Justiça o direito dos aposentados de optarem pela inclusão no quadro do Governo Federal.