Voltar 10 de Maio de 2019

Regional Norte realiza Assembleia com trabalhadores em educação de Itapuã do Oeste


A Regional Norte realizou nesta quarta-feira (08/05) Assembleia Geral com os trabalhadores em educação do município de Itapuã do Oeste, para deliberar sobre a pauta de reivindicação de 2019 e para discutir sobre a Reforma da Previdência (PEC 06/2019).

Na ocasião, o presidente da CUT/RO e secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários do Sintero, Nereu Jose Klosinski, esteve presente para esclarecer os principais pontos da proposta de Reforma da Previdência.

Nereu destacou que a classe trabalhadora, tanto da iniciativa privada quanto os servidores públicos, vai sofrer com as novas regras caso o Congresso Nacional aprove o texto, pois elas dificultam o acesso à aposentadoria e reduzem o valor do benefício, principalmente no caso dos professores. Confira o quadro:

Como é hoje?

Como vai ficar?

 

Idade

Tempo de Contribuição

 

Idade

Tempo de contribuição

Homens

55

30

Homens

60

30

Mulheres

50

25

Mulheres

60

30

Outro ponto da proposta que gera críticas, é em relação ao sistema de capitalização previdenciária. Neste sistema, o trabalhador deposita um valor mensal em uma conta corrente para bancar sua aposentadoria no futuro. Porém, essa conta é administrada por bancos, que cobram taxas de administração e ainda podem utilizar parte do dinheiro para especular no mercado financeiro.

No Brasil, o atual modelo de Previdência é chamado de repartição, ou seja, quem está no mercado de trabalho contribui mensalmente ao INSS e garante o pagamento dos benefícios de quem já se aposentou, e todos contribuem: trabalhador, patrão e governo. Já no modelo de capitalização não existe a contribuição do empregador e nem a do Estado. “Já não é fácil se aposentar com as regras atuais, que garantem a contribuição do trabalhador, do governo e da empresa, será praticamente impossível conseguir fazer uma poupança sozinho”, disse Nereu Klosinski.

Após elencar todos os pontos que apresentam a retirada de direitos dos trabalhadores, a Regional Norte convocou os servidores de Itapuã para aderir à Greve Nacional da Educação, que será realizada no dia 15 de maio, e solicitou que a categoria também mobilize os alunos, produtores rurais e a sociedade em geral, para lutar contra essa Reforma da Previdência.

Em seguida, os trabalhadores em educação apontaram suas reivindicações para 2019, que será protocolada até sexta-feira (10/05) para apreciação do poder público, que deverá apresentar resposta até o dia 31 de maio à categoria. Uma nova Assembleia foi previamente marcada para o dia 5 de junho, com intuito de avaliar o andamento das negociações.

CONFIRA A PAUTA NA ÍNTEGRA


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE