Regional Norte - visita escolas em distritos da Ponta do Abunã

A direção  da Regional Norte, Judith Santos Campos e Cleusa Ferreira Mendes,e o  presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva,visitou escolas e se reuniu com trabalhadores em educação estaduais e municipais em Nova Mutum, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre do Abunã, Extrema, Nova Califórnia, União Bandeirantes.
Durante as visitas e reuniões os diretores do Sintero repassaram aos trabalhadores em educação informações sobre as atividades sindicais, sobre as ações judiciais e sobre os direitos dos trabalhadores.
As reuniões também tiveram a finalidade de promover uma aproximação maior da direção do sindicato com a base e ouvir as reivindicações da categoria para que as soluções sejam encaminhadas.

As visitas começaram dia 23/06, terça-feira, em Nova Mutum, onde foi promovida a eleição de delegados de base na escola Marechal Rondon. No mesmo dia foi realizada assembleia geral na escola 13 de Maio, em Extrema. Depois de ouvirem os informes sobre a atuação do sindicato, os trabalhadores em educação falaram das dificuldades que têm para acompanhar as atividades e obter informações devido à distância e à falta de meios. Como solução, eles propuseram a eleição de um representante distrital. Durante a visita, os trabalhadores em educação anunciaram a realização de um evento de confraternização ainda neste ano.

No dia 24/06 a comitiva promoveu assembleia na Escola Maria Cassaroto, em Vista Alegre do Abunã, na Escola Jaime Peixoto, em Extrema, e nas escolas Bandeirantes e Maria Jacira, em Nova Califórnia. Na Escola Maria Jacira a diretoria do Sintero constatou a falta de condições de trabalho e a necessidade urgente de uma reforma na edificação, pois parte da estrutura corre o risco de desabar.

Em todos esses encontros, além de falar das atividades sindicais, os diretores do Sintero tiraram dúvidas dos trabalhadores sobre transposição, ações judiciais, precatórios, aposentadoria e outros assuntos de interesse dos servidores.
No dia 25/06 as reuniões foram na Escola José Augusto, em Extrema, e nas escolas César Cassol, 3 de Dezembro e Extensão, em União Bandeirantes.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues da Silva, disse que a agenda de visitas vai ser constante e a meta é visitar todas as escolas, em todo o Estado. “Nosso propósito é levar as atividades do Sintero a cada trabalhador em educação filiado com transparência, de maneira que a categoria tenha conhecimento das ações sindicais e participe da luta que o Sintero desenvolve para defender os direitos da categoria”, disse Manoel.