Voltar 14 de Fevereiro de 2020

Sintero discute implantação do ponto eletrônico nas escolas com o secretário Municipal de Educação de Porto Velho


O Sintero, representado pela secretária de Assuntos Jurídicos, Judith Campos e o diretor da Regional Norte Fernando, participou de reunião com o secretário Municipal de Educação de Porto Velho Márcio Félix, as vereadoras Joelna Holder e Elis Regina, o procurador Geral do Município Moacir de Souza Magalhães e com o secretário adjunto da Secretaria Geral de Governo, Devanildo de Jesus Santana, nesta quinta-feira (13/02) para discutir sobre a implantação do ponto eletrônico nas escolas municipais.

Desde sua implantação, o ponto eletrônico tem gerado uma série de reclamações e críticas, principalmente, por parte dos professores. Na última reunião com o secretário, o Sintero manifestou preocupação com o método e adiantou os possíveis problemas que seriam enfrentados, uma vez que esses profissionais possuem carga horária extensa e trabalham em mais de um turno em escolas diferentes. O principal questionamento dos servidores refere-se à atuação dos gestores escolares nas justificativas de eventuais ausências. Até o momento já foram implantados o registro eletrônico em 15 das 143 escolas do Município.

O secretário Municipal de Educação de Porto Velho descartou a possibilidade de suspensão do ponto eletrônico por se tratar de uma determinação dos órgãos de controle. No entanto, apresentou algumas alternativas na resolução dos problemas detectados até o momento, entre eles, a situação dos professores que têm contrato com o Estado e Município.  A solução apontada por ele, seria lotar esses professores em apenas uma escola, levando em consideração o Termo de Cooperação Técnica e Educacional firmado entre o Estado e o Município de Porto Velho. Além disso, o secretário assumiu o compromisso da Secretaria em ser flexível nos horários de entrada e saída dos professores.

Para o diretor da Regional Norte Lodeilson Fernandes, é importante que a Prefeitura de Porto Velho atue de forma flexível com os servidores da Educação. Além disso, questionou a rapidez no cumprimento de decisões que vão impactar negativamente aos servidores. No entanto, em relação ao cumprimento de Leis em favor dos direitos da categoria, como exemplo, a implantação do Piso do Magistério e o pagamento de gratificações, a administração pública age de forma lenta.

Também participaram da reunião os servidores Glauciara e José Maria, lotados na escola Joaquim Vicente Rondon e Gabriela da escola Santa Marcelina. 


1 Comentários

  • Nelson Pereira da Silva
    14 de Fevereiro de 2020

    Os Sindicatos não estão apontando o ponto que cita a carga horaria de professor é de 2/3 (dois terço) do contrato trabalhista e o restante para o planejamento, também não está lembrando que as escolas municipais não possui estrutura para que os professores desenvolva suas funções. Pois se o profissional cumprir carga horária dentro da escola, não terá mais que levar trabalho para casa.

    Sintero
    Resposta do Sintero
    09 de Março de 2020

    Obrigada pela sugestão!

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE