Voltar 17 de Dezembro de 2018

Sintero discute propostas da pauta de reivindicações para 2019 com os trabalhadores municipais em educação


O Sintero através da Regional Norte realizou Assembleia Municipal nesta quinta-feira (13/12), no auditório da sede administrativa, em Porto Velho, para discutir as reivindicações dos trabalhadores em educação do município de Porto Velho para 2019.

Foram tomados como eixos principais a política econômica, a política educacional e a política social.

Inicialmente a presidente do Sintero, Lionilda Simão de Souza, dedicou um momento para agradecer todos os filiados por mais um ano de luta, cooperação e conquistas. A presidente ressaltou os resultados alcançados na greve deste ano e comentou sobre as dificuldades que estão por vir após eleição do novo presidente da República. “Uma das primeiras medidas anunciadas por Bolsonaro é a extinção do Ministério do Trabalho, ou seja, o resultado dessa eleição não beneficia a classe dos trabalhadores. Além disso, os sindicatos vêm sofrendo uma série de ataques que visam nos desmoralizar. Agora, mais do que nunca, precisamos nos unir, pois não podemos deixar que nenhum dos direitos, já conquistados, sejam retirados”, disse.

Lionilda também criticou o sistema de ensino pela mediação tecnológica e a implantação de militarização nas escolas, proposta pelo presidente eleito.

 A assembleia teve sequência com a participação da Secretária Geral Dioneida Castoldi, Secretária de Cultura Política Social e Saúde do Trabalhador Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho, Secretária de Assuntos Jurídicos Judith dos Santos Campos e dos Diretores da Regional Norte, Domingos Izel Prestes do Espírito Santo, Alexandra Lamarão Brasil Rodrigues e Lodeilson Fernandes da Silva.

No tópico de política econômica foi discutida a necessidade de uma revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), a criação da bolsa de estudos para os cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, reajuste do auxilio alimentação para R$400,00, definição do piso salarial para os Técnicos Administrativos Educacionais, novos concursos na área da educação, garantia da Gestão Democrática em todas as escolas da rede Municipal, entre outros.

Em relação à política educacional foram evidenciadas as seguintes pautas: cumprimento da meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê, no mínimo, 50% das escolas públicas ofertando educação em tempo integral, de forma a atender 25% dos alunos da Educação Básica; a implantação de pós-graduação Lato Senso e Stricto Senso na área de alfabetização, três primeiros anos do ensino fundamental, entre outros assuntos.

Sobre a política social, a principal pauta discutida foi a respeito da implantação de políticas públicas que visem à saúde física e mental dos profissionais de educação. Os assuntos de não terceirização dos serviços de limpeza, merenda e secretaria das escolas, segurança nas escolas através de câmeras e da vigilância e o desenvolvimento de campanhas para combater às drogas, o alcoolismo, bem como a prevenção e conscientização das doenças sexuais, também foram comentados.

Na oportunidade os trabalhadores da educação tiveram um momento para fazer as observações necessárias, sugestões, críticas e elogios.


1 Comentários

  • SINVAL DE SOUSA SILVA
    18 de Dezembro de 2018

    Seria interessante a convocação e reuniões por Município, teria maior participação dos profissionais da educação.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE