Voltar 28 de Agosto de 2019

Sintero garante 5% de aumento aos trabalhadores em educações municipais de Porto Velho

A Diretoria do Sintero esteve reunida com representantes da Prefeitura de Porto Velho nesta terça-feira (26/08), para dar continuidade às negociações do plano de valorização dos trabalhadores em educação do município. Como conquista, o sindicato garantiu:

• Aumento de 5% nos vencimentos de todos os trabalhadores em educação;

• Pagamento e atualização do Piso Salarial Nacional para 2020 em janeiro;

• Assegurou o compromisso com a Prefeitura para que seja feito o impacto financeiro para aumento salarial aos professores de 25 horas e para garantir a diferença salarial entre os professores de nível I e II.

Inicialmente a presidente do Sintero, Lionilda Simão, relembrou a trajetória de negociação percorrida desde o início da gestão de Hildon Chaves, que passou por altos e baixos devido as constantes trocas de secretários na pasta da Educação. “O sindicato continua sendo persistente e buscando o diálogo mesmo que as vezes encontramos obstáculos no meio do caminho. O município de Porto Velho é a sede da capital de Rondônia e por isso a educação deve ser referência para os demais municípios. Mediante nossa luta, conquistamos a atualização do Piso Salarial Nacional em janeiro de todos os anos, conforme a porcentagem definida pelo Ministério da Educação”, disse.

A presidente do Sintero cobrou ainda uma proposta de valorização aos profissionais que foram contratados com graduação, garantindo a diferença salarial entre os professores de nível I e II e também cobrou valorização salarial aos professores de 25h. Em resposta, a prefeitura providenciará um impacto financeiro para averiguar se o atendimento da pauta será possível.

Após recentes cobranças de valorização do Sintero, o secretário Municipal de Educação, Márcio Félix, comunicou o aumento de 5% a todos os trabalhadores em educação, sendo que 3,75% será pago neste ano e 1,25% no primeiro quadrimestre de 2020. “Sabemos que não é um aumento significativo, porém após várias rodadas de negociação o município finalmente atendeu a pauta referente ao pagamento do Piso e em virtude disso, nossa folha de pagamento inflou”, falou.

Márcio Félix destacou ainda que, com a contratação de profissionais através do concurso público, consequentemente haverá o enxugamento no quadro de professores emergenciais e no pagamento de horas extras. Por isso, espera-se que no próximo ano o aumento salarial seja maior.

O Sintero solicitou ainda informações a respeito da Gestão Democrática. Em resposta, a secretária municipal Adjunta de Educação, Gláucia Negreiros, informou que em novembro a Semed apresentará uma nova proposta para o processo de consulta à comunidade escolar de escolha de Diretores e Vice-Diretores. Segundo informações, o processo passará a ter 5 (cinco) etapas, sendo necessário que os candidatos se enquadrem nos critérios estabelecidos pela Semed, além da realização de uma prova e de votação pela comunidade escolar.

O Sintero receberá a proposta da Prefeitura oficialmente e repassará à categoria através de uma assembleia, convocada pela Regional Norte, que acontecerá nesta quarta-feira (28/08), às 16h, na sede administrativa.

“Depois de muitas rodadas de negociações, finalmente conseguimos avançar. Ficamos felizes com nossas conquistas, porém nossa luta é constante e não podemos parar. Ainda há um longo caminho a percorrer”, finalizou Lionilda Simão, presidente do Sintero.

Estiveram presentes na reunião, a presidente Lionilda Simão, a secretária-Geral, Dioneida Castoldi, o secretário de Aposentados e Assuntos Previdenciários, Nereu José Klosinski e os Diretores da Regional Norte, Cleusa Ferreira Mendes, Lodeilson Fernandes da Silva, Valdeleis Felipe de Souza e

Neilton do Vale Vidal. Representando a Prefeitura, estiveram presentes, o secretário Municipal de Educação, Márcio Félix, a secretária municipal Adjunta de Educação, Gláucia Negreiros, o secretário da Semad, Alexey da Cunha Oliveira e o secretário-Geral de Governo, Basílio Leandro de Oliveira, além da vereadora Ellis Regina (PC do B).

• Dorilene dos Santos
    24 de Outubro de 2019

Gostaria de saber o que vocês estão fazendo para que o prefeito cumpra o pagamento do mísero aumento que ele deu?

05 de Dezembro de 2019

Procure a sede administrativa do Sintero para obter informações mais detalhadas

• Débora
    02 de Outubro de 2019

Bom dia, na matéria fala que o reajuste de 3.75%(vergonha) viria em setembro...será que esse aumento é tão insignificante que não deu nem pra notar?