Voltar 28 de Janeiro de 2020

Sintero – Regional Norte tem primeira audiência do ano com secretária municipal de Educação de Porto Velho


A Direção do Sintero se reuniu nesta terça-feira (28/01), com a secretária municipal Adjunta de Educação do  município de Porto Velho, Gláucia Negreiros, para discutir sobre as principais demandas da pauta de reivindicação de 2020 dos trabalhadores em educação, com destaque para a atualização do Piso Nacional Salarial, aumento salarial para os demais servidores da Educação, Gestão Democrática, transporte escolar, entre outros temas. 
Inicialmente, a presidente do Sintero, Lionilda Simão, falou dos avanços obtidos em 2019, graças ao diálogo entre a Secretaria e ao sindicato, e reconheceu o interesse da Prefeitura de Porto Velho em avançar nas questões que são de interesse da categoria. Entretanto, ressaltou que ainda há muito que avançar.

Gestão Democrática

O primeiro questionamento foi em relação a realização da Consulta à Comunidade Escolar para a Escolha de Diretores e Vice-Diretores. A Direção do Sintero destacou sobre a necessidade da realização de um processo transparente e inclusivo. 
Em resposta, a secretária disse que a Minuta do processo está pronta, mas que são necessários alguns ajustes. Também explicou que o processo será feito com as seguintes etapas:
Inscrições: os profissionais com licenciatura em qualquer área podem participar. Os servidores com magistério também podem concorrer ao posto de diretor ou vice-diretor, desde que tenha experiência de 5 anos como docente;
Prova: para avaliar o conhecimento sobre gestão escolar;
Consulta Popular: os candidatos serão escolhidos pela comunidade escolar. 
De acordo com Gláucia Negreiros, até o mês de julho de 2020 esses servidores serão empossados para atuar no cargo de gestor escolar. A Direção do Sintero ressaltou que quer ter acesso à Minuta antes da possível aprovação pela Câmara Municipal. 

Transporte escolar

O Sintero pediu explicações sobre o funcionamento do transporte escolar rural, visto que o ano letivo de 2019 foi bastante prejudicado pela situação. 
A secretária municipal adjunta garantiu que o ano letivo de 2020 começará com funcionamento de 100 ônibus novos. A previsão é de que mais 45 ônibus cheguem posteriormente. Em relação ao calendário escolar, Gláucia informou que as aulas da zona rural iniciarão em abril, devido às condições climáticas. Disse ainda que não haverá sábados letivos, em contrapartida o calendário se estenderá até faveiro de 2020.
A Direção do Sintero questionou a participação dos servidores diante dessa determinação. Porém, a secretária declarou que os próprios servidores não concordam com os sábados letivos e, por isso, essa foi a melhor solução para resolver a questão.

Ponto Eletrônico

A Direção do Sintero fez questionamentos a respeito da implantação do ponto eletrônico nas escolas e manifestou preocupação quanto aqueles servidores que trabalham em zonas diferentes ou que tem dificuldade de deslocamento entre uma escola e outra no qual atuam. 
 Gláucia Negreiros disse que a Secretaria segue determinação dos órgãos de controle e, por isso, se fez necessário a implantação do ponto eletrônico. Disse ainda que a Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação, Comunicação e Pesquisa (CMTI) está desenvolvendo um Software que funcionará offline, de forma a não prejudicar os locais que não possuem internet. Garantiu ainda que será um sistema maleável, com tolerância para diversas situações legais.

Plano de Carreira dos trabalhadores em educação de Porto Velho

A Direção do Sintero retornou as discussões sobre a elaboração do Plano de Carreira dos trabalhadores em educação da capital. O documento foi construído através de estudos e revisão de uma Comissão coordenada pela própria Secretaria. No entanto, o Sintero requer participação ativa nessa Comissão, para analisar e propor alterações, caso necessário. 

Piso Nacional Salarial

Um dos principais pontos cobrados foi a atualização do Piso Salarial do Magistério que em 2020 corresponde ao valor de R$2.886,24. Segundo a lei nº 11.738, que institui o piso, o reajuste precisa ser feito anualmente pelo governo no mês de janeiro. O Sintero também cobrou que os professores de 25 horas recebam o valor proporcional ao Piso em cima do vencimento.
Por se tratar de uma Lei Federal, a secretária disse que providenciará o impacto financeiro para atualização do Piso, conforme já havia sido acordado anteriormente em reunião com o Sintero. Também se comprometeu em verificar a viabilização no atendimento da reivindicação do valor proporcional ao Piso. 
Como encaminhamento, ficou acordado uma nova reunião com o Sintero para o dia 11/02/2020, para avaliar se o atendimento da pauta será
possível ou não.



1 Comentários

  • Yure
    11 de Fevereiro de 2020

    Olá, boa noite Gente, esse ponto eletrônico tá acabando com os professores. Quando o sindicato espera convocar uma Assembleia dos municipais? Abraços

    Sintero
    Resposta do Sintero
    09 de Março de 2020

    Participe da Greve Geral da Educação Pública, que acontecerá no dia 18/03. Na oportunidade, será tratado sobre esse assunto.

Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE