Sintero Logo
Assessoria de Comunicação SINTERO Regional Estanho
calendar_today 10:00

Diretor de colégio estadual premiado em Vilhena fala sobre visita a escolas dos Estados Unidos

Diretor de colégio estadual premiado em Vilhena fala sobre visita a escolas dos Estados Unidos

Diretor de colégio estadual premiado em Vilhena fala sobre visita a escolas dos Estados Unidos

Município de Ariquemes

Município de Porto Velho

Município de Guajara Mirim

Estadual

Federal

Processos Judiciais na justiça estadual

Processos Administrativos Estaduais

Flávio Antônio da Graça, diretor da Escola Estadual Marechal Rondon, uma das mais antigas de Vilhena e vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2015, reuniu a imprensa na manhã de ontem (terça-feira, 06), para falar sobre a visita que fez, acompanhado por outros 26 diretores escolares, vencedores em seus respectivos Estados, aos Estados Unidos para conhecer um pouco do sistema educacional americano.
  
O gestor escolar, que além de escolas, visitou também o Departamento Federal de Educação, sindicatos da categoria e bibliotecas, disse, ao relatar que os americano se referem constantemente ao sistema educacional finlandês, e que“os EUA não têm vergonha de copiar o que dá certo”. Flávio Antonio citou que um estudo norte-americano mostrou que na Finlândia os melhores alunos tornam-se professores. “É claro que isso se dá porque se investe em educação, se investe na formação dos professores, na valorização do profissional em educação. Hoje, o salário de um professor na Finlândia é quase igual ao salário de um médico”, pontuou. 

Além da infraestrutura das escolas, que oferecem ginásios esportivos e até teatro, Flavio Antonio destacou a atuação das bibliotecas públicas que, segundo ele, fazem um trabalho totalmente ligado à educação. “A biblioteca vai para dentro da escola; fazem panfletagem; no dia da reunião de pais, os funcionários da biblioteca vão à escola para mostrar aos pais o trabalho que realizam”, disse, ressaltando que “para trabalhar em biblioteca pública, o funcionário precisa ter no mínino um mestrado em biblioteconomia”.

O educador disse que das experiências que ele presenciou nas escolas estadunidenses, algumas já se desenvolvem no Brasil. “O que precisamos é fortalecer essas as experiências que já trabalhamos, e planejar formas de implantar projetos que deram certo em outros países, como nos próprios EUA, onde a educação é espetacular, tanto no investimento feito pelo governo, quanto na organização das instituições e dos alunos; para eles, a escola é o centro da mudança, é o caminho para o futuro”, disse Flavio Antonio, que visitou Washington, Pittsburgh e Nova York.

O Prêmio Gestão Escolar foi instituído em 1998, pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e procura estimular os gestores escolares a melhorarem suas administrações em beneficio da melhoria da qualidade do ensino e da própria escola.

A Escola Marechal Rondon participa do Prêmio desde 2003. Nos últimos quatro anos, ficou entre as 15 melhores de Rondônia. Em 2015, conquistou o prêmio concorrendo com mais de 800 escolas de todo o Estado.

Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci

Fonte: Assessoria