Sintero Logo
Assessoria de Comunicação SINTERO Regional Guaporé
calendar_today 10:00

Oficina de financiamento da educação pública em RO é concluída após 12h de curso

Cálculo de receitas, despesas e monutenção fizeram parte do curso ministrado pelo Presidente da (CUT-MT) Henrique Lopes do Nascimento em Porto Velho.

Oficina de financiamento da educação pública em RO é concluída após 12h de curso

Oficina de financiamento da educação pública em RO é concluída após 12h de curso

Município de Ariquemes

Município de Porto Velho

Município de Guajara Mirim

Estadual

Federal

Processos Judiciais na justiça estadual

Processos Administrativos Estaduais

Evento foi organizado pelo SINTERO, por meio das secretarias de Política Sindical, Assuntos Educacionais, Formação, Organização e Finanças, e tem como foco a instrumentalização e capacitação das lideranças sindicais. Oficina aconteceu nos dias 10 e 11 de junho no auditório da sede administrativa do sindicado em Porto Velho. 

A oficina foi conduzida pelo Presidente da Central Única dos Trabalhadores do Mato Grosso (CUT/MT) e também Secretário das Redes Municipais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP/MT), Henrique Lopes do Nascimento. 

Em conversa com a Secretaria de Imprensa e Divulgação do SINTERO, Henrique destacou a importância desse curso na formação de dirigentes sindicais.

"Nosso objetivo é analisar as receitas que os três entes federados arrecadam pra educação e dar segurança ao dirigente sindical, pra que ele tenha tranquilidade e poder de arguição numa mesa de negociação, sem ser enrolado por informações distorcidas, o que às vezes acontece com gestores mal intencionados usando artifícios pra prejudicar os direitos dos trabalhadores."

Henrique continua, "essa oficina é uma experiência acumulada ao longo de décadas de trabalho. A gente usa ferramentas que, por força de lei, são obrigatórias pra fiscalização e análise das receitas da educação, tentando potencializar essas receitas e análises de folha pra avançar na questão do piso salarial."

As 12h de oficina foram estrategicamente realizadas para que os/as dirigentes possam, ao final do curso, fazer uma análise entre receitas, despesa e manutençao de recursos que são destinados à esducação. 
 
"Tivemos alguns avanços significativos na legislação. O FUNDEB se tornou permanente e os mecanismos de transparência estão muito mais palpáveis, permitindo o rastreamento das informações. É isso que a gente veio fazer aqui no estado de Rondônia. A turma é muito boa, cada um apresendeu a fazer a análise do seu município, outros do estado". 

A oficina teve como público-alvo o sistema diretivo SINTERO e conselheiros representantes do sindicato no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) de alguns municípios.

A presidenta do SINTERO, Dioneida Castoldi, destaca sobre a necessidade de investir em conhecimento por meio de curso de formação. 

" Paulo Freire nos ensina a desvelar a realidade. O que foi trazido neste curso, vai além de conhecimento. São informações que trazem consigo a segurança para que o dirigente possa ir à mesa negociação e garantir que o debate seja baseado em dados reais. Com certeza, com um olhar mais aguçado para evitar distorções".

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID