Sintero Logo
Assessoria de Comunicação SINTERO Regional Mamoré
calendar_today 10:00

Trabalhadores/as em educação de Rondônia sob ataque: CNTE reforça apoio ao SINTERO e à presidenta Dioneida Castoldi

Veja a nota pública emitida pela Confederação Nacional

Trabalhadores/as em educação de Rondônia sob ataque: CNTE reforça apoio ao SINTERO e à presidenta Dioneida Castoldi

Trabalhadores/as em educação de Rondônia sob ataque: CNTE reforça apoio ao SINTERO e à presidenta Dioneida Castoldi

Município de Ariquemes

Município de Porto Velho

Município de Guajara Mirim

Estadual

Federal

Processos Judiciais na justiça estadual

Processos Administrativos Estaduais

Diante dos ataques recentes sofridos pelos trabalhadores e trabalhadoras em educação do Estado de Rondônia e pela presidenta do SINTERO, a CNTE manifesta seu total apoio e repúdio à desinformação veiculada por alguns meios de comunicação. 

Confira a nota completa na íntegra:
 

NOTA PÚBLICA

Toda solidariedade ao Sintero, à sua presidenta Dioneida Castoldi e a toda categoria de trabalhadores em educação do Estado de Rondônia


Os recentes ataques sofridos pelos/as educadores/as da rede estadual de ensino de Rondônia ganharam contornos dramáticos na última semana quando parte dos meios de comunicação locais, não se sabe ao certo atendendo a que interesses, passaram a atacar a presidenta da entidade representativa dos/as professores/as e funcionários de educação do Estado, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rondônia (Sintero). O site de notícias Rondônia Agora e Tudo Rondônia, em uma onda concatenada de ataques contra o sindicato da categoria e, em especial, contra a sua presidenta eleita e legitimamente representante dos/as educadores/as do Estado, promovem muita desinformação. Resta saber a mando e a serviço de quem.

Em primeiro lugar, os ataques assumem um viés fortemente misógino e machista porque se voltam contra uma mulher sindicalista. Nesses casos, é sempre bom destacar que as críticas e o tom por elas adotado certamente seriam diferentes se o presidente da entidade fosse homem. As insinuações de divisões internas e de fragilidade na condução política da entidade, que representa a categoria de professores/as e funcionários/as da educação há mais de 30 anos, beiram a absoluta falta de critérios de objetividade que o exercício do jornalismo exige, se for feito minimamente com critérios éticos.

Por outro lado, a outra faceta do mesmo intento de atacar a representação política dos/as trabalhadores/as em educação do Estado, a repercussão estrondosa dada a uma decisão judicial que, inclusive, já foi revertida pelo próprio Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), não teve o mesmo espaço dado nesses meios de comunicação quando do revés da primeira decisão no mesmo tribunal. Algo que é absolutamente comum em todo e qualquer movimento grevista, a manifestação do Poder Judiciário faz parte do conjunto de todo processo negocial que, diante da intransigência dos representantes do Governo Estadual em promover negociações amparadas pelo princípio da boa-fé, pode exercer um importante papel de mediador.

Em tempos de crescente desinformação da parte de quem caberia exercer o papel de informar a sociedade de forma correta, temos certeza e confiança no papel da Justiça em se colocar como um ator institucional para promover e dirimir o conflito que hoje se coloca no sistema educacional do Estado de Rondônia. Os/as educadores/as brasileiros/as repudiam, portanto, a ação deliberada e articulada desses setores da mídia local que insistem em questionar a representatividade do Sintero, alcançada em anos de luta e serviços prestados aos/às educadores/as do Estado. Com a mesma veemência, nos solidarizamos em todo o Brasil com a legitimidade do exercício da Presidência por Dioneida Castoldi, legítima representante dos/as trabalhadores/as em educação do Estado.



Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID