Sintero Logo
Assessoria de Comunicação SINTERO Regional Mamoré
calendar_today 10:00

Obra de filiada ao SINTERO concorre ao Prêmio Erê Dendê de Literatura Afrocentrada

Livro de Cleide Blackman destaca a história da migração afro-barbadiana para Rondônia e está entre os finalistas de premiação nacional

Obra de filiada ao SINTERO concorre ao Prêmio Erê Dendê de Literatura Afrocentrada

Obra de filiada ao SINTERO concorre ao Prêmio Erê Dendê de Literatura Afrocentrada

Município de Ariquemes

Município de Porto Velho

Município de Guajara Mirim

Estadual

Federal

Processos Judiciais na justiça estadual

Processos Administrativos Estaduais

O SINTERO recebeu, nesta quarta-feira (18/06), a escritora, pesquisadora e professora da rede municipal de educação de Porto Velho, Cleide Blackman, autora do livro “Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil”. A obra, que retrata a história da migração afro-barbadiana para Rondônia, está entre as finalistas do Prêmio Erê Dendê de Literatura Infantojuvenil Nacional Afrocentrada.

Durante a visita, Cleide compartilhou detalhes sobre o processo de pesquisa e escrita, destacando a importância de dar visibilidade a esse capítulo pouco conhecido da história da Amazônia. A autora reforçou o papel da literatura afrocentrada na construção da identidade de crianças e jovens, fortalecendo o pertencimento e o reconhecimento das contribuições negras na formação social e cultural da região.

No dia anterior (17/06), Cleide já havia sido recebida pela Secretaria de Gênero e Etnia do SINTERO, onde conversou sobre os impactos da sua obra na educação antirracista e na valorização da história afro-brasileira. Ela destacou a importância de levar narrativas afrocentradas para as escolas, fortalecendo a identidade e o orgulho das/dos estudantes negras/os.

O SINTERO parabeniza a professora Cleide Blackman pela indicação ao prêmio nacional e deseja sucesso na premiação, reconhecendo a relevância de produções literárias que contribuem para a valorização da diversidade e da memória histórica.

Fonte: Secretaria de Imprensa e Divulgação - SID