Voltar 15 de Junho de 2020

Sintero alerta sobre o crescimento de casos da Covid-19 entre os trabalhadores em educação


O Sintero, atuando em defesa da saúde e bem-estar dos trabalhadores em educação, faz alerta à categoria para o crescimento de casos da Covid-19 entre os servidores e, consequentemente, o aumento no número de óbitos. Considerando o momento de cautela, o sindicato reitera o pedido para que as medidas de isolamento sejam reforçadas e seguidas rigorosamente. Destaca ainda, as ações realizadas em prol da segurança e preservação da saúde dos trabalhadores em Educação.

No dia 17 de março, o Governo de Rondônia anunciou a suspensão das atividades educacionais e, posteriormente, os demais municípios do Estado acompanharam a decisão. O Sintero, pensando na segurança e bem-estar dos filiados, também seguiu as orientações dos órgãos e especialistas em saúde e suspendeu os atendimentos da sede administrativa, sedes das Regionais e da sede social em Porto Velho, tanto na área de lazer quanto nos alojamentos.

Ambos os esforços se concentraram em um único propósito, evitar que os trabalhadores em educação fossem contaminados com o vírus, uma vez que grande parte da categoria tem idade acima dos 40 anos e/ou possui alguma doença pré-existente, ou seja, fazem parte do grupo de risco. 

O Sintero tem observado que nas últimas semanas houve um grande aumento no número de óbitos de professores e técnicos educacionais que foram infectados pelo vírus.  Além disso, trabalhadores em educação de diversos municípios já testaram positivo para a Covid-19 e o número de casos não param de crescer.

Tal cenário causa preocupação, visto que o Sintero tem feito constantes intervenções para garantir que não haja qualquer tipo de atividade que coloque os servidores da Educação em exposição ao vírus, como é o caso dos técnicos educacionais que estavam sendo convocados para retornarem ao trabalho em meio à pandemia ou dos professores que estavam sendo obrigados a se deslocarem até as residências dos alunos para entregar materiais impressos. Logo, esse verdadeiro surto da Covid-19 não deveria estar atingindo tão fortemente a categoria, pois a mesma está resguardada em razão da suspensão das aulas e das intervenções do sindicato nos casos de possível exposição dos servidores ao risco de contágio.

O Sintero solicita novamente que os trabalhadores em educação redobrem os cuidados e medidas de prevenção, obedecendo e intensificando as recomendações de isolamento social, para que mais vidas sejam poupadas. Além disso, o sindicato reforça que está atuando para garantir e preservar a saúde de todos e, caso houver qualquer tipo de determinação que infrinja a segurança e bem-estar dos filiados, esta deve ser comunicada imediatamente à direção Regional do respectivo município. Lembrando que os atendimentos presenciais do Sintero estão suspensos. No entanto, os servidores podem entrar em contato através dos canais de comunicação disponíveis em www.sintero.org.br/page/diretoria

O Sintero manifesta pesar a todos as famílias que perderam seus entes queridos em razão da Covid-19.


Deixe um Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

CNTE
Educação Pública EU APOIO
CUT
FNDE